A carne crua é boa para os cães?

O debate sobre se deve-se dar ração ou dieta BARF aos cães parece não ter fim. São muitos os que se perguntam se a carne crua é boa para eles. Alguns dizem que sim, outros afirmam que não. Qual é a verdade? Vamos lhe contar!

Seja seu consumo aconselhável ou não, os cães devem se alimentar de produtos que lhes proporcionem os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada. Isso será essencial para sua saúde.

Diferença entre a dieta BARF e a dieta seca

A dieta BARF consiste na alimentação dos animais com produtos frescos, em sua maiorias crus, inclusive vegetais e frutas. Assim, o animal não come alimentos processados, que contêm produtos químicos e conservantes e que, mesmo preparados especificamente para ele, não beneficiam sua saúde. Porém, o cultivo de alimentos frescos também tem, de certo modo, químicos.

A alimentação seca se faz através de rações processadas que contêm todos os nutrientes necessários para o cão. São preparadas para fortalecer sua dentição, seus ossos e articulações, assim como seus sistemas imunológico e respiratório, entre outros.

Uma das diferenças mais claras entre uma dieta e outra é o tempo e o trabalho de digestão. A dieta BARF precisa de um pouco mais de tempo para ser digerida, mas tem múltiplos benefícios. Esses são alguns:

  • Prevenção do mau hálito;
  • Pele saudável e pelo brilhante;
  • Fortalecimento do sistema imune.
misturar ração e comida caseira

Essa dieta consiste em alimentar um ser natural com alimentos naturais, o que nunca será contraditório. Além disso, uma dieta bem preparada contém um alto nível de óleos essenciais para a saúde do animal, reduz o cheiro das fezes e permite um melhor funcionamento do corpo em geral.

Então a carne crua é boa para os cães?

Sim, segundo alguns estudos. Na verdade, a dieta BARF é composta principalmente por carne crua e vegetais crus. Esse tipo de dieta é considerada ideal não só para os cães, mas também para outros animais.

Ainda assim, muitos são os céticos que acreditam que a carne crua não faz bem para os pets. Vejamos os dois lados da moeda:

A carne crua é ruim para os cães

Os que fazem essa afirmação baseiam-se na crença de que a carne crua pode transmitir muitas doenças. Afirma-se que ela contém bactérias e parasitas que podem causar a neosporose canina, por exemplo, uma doença mortal.

Além disso, afirmam que a carne crua não tem todos os nutrientes necessários, por isso a dieta do animal não pode se basear somente nela. Isso sim é verdade, por isso a dieta BARF recomenda combinar perfeitamente a carne crua com os vegetais.

receitas BARF para cães

Por outro lado, o medo de que o cão possa sofrer danos com alguns dos ossos da carne crua faz com que muitos afirmem que ela não é boa para eles.

A carne crua é boa para os cães

De outro lado, estão os que aceitam que os cães comam carne crua. Esses afirmam que os cães devem deixar-se guiar por seus instintos primários e alimentar-se como faziam antes de serem domesticados.

O certo é que o organismo do cão é preparado para digerir carne crua. No entanto, como falamos antes, esse alimento não tem todos os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada, por isso é preciso seguir a recomendação de 75% de carne crua e 25% de vegetais e cereais.

O importante é que se você decidir – a decisão é sua – dar carne crua ao cão, deve levar em conta que a dieta terá que ser complementada com outros nutrientes que a carne não tem.

Mas sim, a carne crua é boa para os cães, e você escolhe se quer ou não dá-la ao animal. Veja nossos textos nos quais detalhamos a dieta BARF, para que não falte nada para seu animal.

Deixe um comentário