As 5 áreas onde os cães podem sentir mais dor

Como os cães não conseguem dizer se e onde estão sentindo algum tipo de dor, é essencial que os tutores fiquem atentos ao comportamento e a linguagem corporal de seus animais.

Confira quais são as áreas onde os cães costumam sentir mais dor e quais sintomas mais comuns apresentados pelos cachorros para mostrar que estão com algum problema.

1 – Pele

Cao-Dor-Na-Pele

Problemas de pele podem causar muita coceira e o cão pode acabar se machucando. (Foto: Reprodução / Smart Family Pets)

Os cães estão bastante propensos a apresentar alergias de pele, sejam elas ambientais ou alimentares. Às vezes essas alergias podem parecer uma sarna e até ficar bem machucado. Portanto, fique atento a qualquer coceira que o cão apresente e se ele começar a mordiscar uma mesma área excessivamente, pois os animais podem acabar se machucando de tanto se coçar e o ferimento infeccionar, o que causa muita dor. Manter o cachorro limpo e dar banhos regulares pode ajudar muito, mas o ideal é conversar com um veterinário e pedir ajuda a qualquer sinal de alergia que o cão apresentar.

2 – Articulações

Cachorro-Dor-Nas-Articulacoes

Se o cão estiver muito quieto e com dificuldade para se levantar pode ser que ele esteja com dor em alguma de suas articulações. (Foto: Reprodução / Pet Helpful)

A primeira coisa que os cães sentem quando estão ficando idosos são suas articulações. A artrite, por exemplo, é uma condição bastante dolorosa e bem comum entre cachorros mais velhos. Se você perceber seu animal mancando, demorando a se levantar quando está deitado, correndo e brincando menos, pode ser um forte sinal de que ele está sentindo dor em alguma de suas articulações.

Comprar uma cama confortável, mantê-lo em um peso saudável e manter as atividades do cão (em um ritmo que o veterinário indicar) podem ajudar a aliviar o desconforto do seu cachorro.

3 – Ouvidos

Canino-Dor-Nos-Ouvidos

Infecções e inflamações nos ouvidos podem causar muita dor nos cães. (Foto: Reprodução / Home Remedy Shop)

Assim como as irritações na pele, alguns problemas no ouvido dos cães podem ser causados por alergias. Mas também podem ser culpa de bactérias, parasitas e várias outras coisas. Qualquer que seja a causa, infecções de ouvido podem causar muita dor nos cachorros.

Se você notar o seu cão balançando a cabeça ou coçando as orelhas de forma estranha ou mais do que o normal, ou ainda se o ouvido do cão estiver com o cheiro bem forte ou com algum líquido escorrendo, leve o animal imediatamente para um veterinário, pois ele pode estar com alguma infecção nos ouvidos.

Manter os ouvidos dos cães limpos e secos, cuidar bem caso apresente alguma alergia pode ajudar a prevenir infecções nessa área.

4 – Estômago

Cao-Dor-No-Estomago

Vômitos e diarreias podem ser sinais de problemas no estômago. (Foto: Reprodução / The Online Dog Trainer)

Se o seu cachorro vomita ou tem alguma diarreia, provavelmente alguma coisa que ele comeu não lhe caiu bem ou estava estragado. Porém, se esse quadro segue por mais de um dia, é essencial levá-lo a um veterinário para saber o que está errado, pois problemas estomacais podem ser graves e causar muita dor nos cães.

5 – Dentes

Cachorro-Dor-Nos-Dentes

Para evitar doenças dentais o ideal é manter a escovação e a limpeza dos dentes do cão em dia. (Foto: Reprodução / Dog’s Shop)

Assim como nos humanos, problemas dentais também podem causar muitas dores nos cães. 85% dos cachorros com idade acima de três anos apresentam problemas dentais, a mais comum é a doença periodontal, e seus tutores nem sabem. Se não for tratada, e bem tratada, esse tipo de doença vai causar muita dor nos animais e pode até levar o cão à morte.

Para evitar esse e outros tipos de doenças dentais é essencial fazer escovação regularmente nos dentes do seu animal e levar o cão para fazer limpezas periodicamente com um profissional especializado.

Em qualquer um destes casos, procure sempre um médico veterinário para indicar qual o melhor tratamento para o seu cão.

 

Fonte: I Heart Dogs

Deixe um comentário