As diferentes personalidades de um gato

Os felinos são famosos por possuírem 7 vidas. Mas também ninguém nega a intensidade de seu temperamento. Para aprender a desfrutar das diferentes personalidades de seu gato, é importante conhecê-las e respeitá-las.

Quem convive com estes animais se dá conta das emoções que eles são capazes de expressar através de sua própria linguagem. A ciência já oferece algumas provas da inteligência felina.

Como identificar as diferentes personalidades de seu gato?

Cientistas de todo o mundo se dedicam a estudar o comportamento dos gatos e de seus donos.

Gato tigrado

Foram utilizados mais de 200 gatos em uma combinação de testes para traçar as principais características de sua personalidade. Também os donos responderam a um questionário sobre as atitudes de seus animais de estimação e a relação entre ambos.

Os resultados levaram à confirmação de que existem 5 personalidades possíveis para os gatos. E que o comportamento de cada felino se dá em 50% devido às características inatas à raça ou à linhagem, e outros 50% devido às experiências de vida de cada animal.

Segundo esses estudos, escolher uma determinada raça não garante 100% da conduta de um gato. Entre outras coisas, porque as atitudes e reações de nenhum animal são totalmente predeterminadas ou previsíveis. O processo de socialização e uma boa educação são indispensáveis na criação de um animal de estimação.

Quais são as personalidades dos gatos?

Para facilitar e reconhecer as personalidades de seu gato, há alguns passos muito úteis.

Gato-Humano

São os felinos que apresentam maior nível de socialização com os seres humanos. É muito cômodo para eles compartilhar o ambiente com seu dono, e até com novas pessoas. Adoram mimos e passam bastante tempo ronronando junto a seu dono.

Gato-Gato

Para estes animais, é mais fácil conviver e se integrar com outros gatosPossuem um nível moderado de dependência em relação a seu dono, já que contam com a companhia suficiente de seus semelhantes.

Gato Inquisitivo

São gatos que demonstram muita curiosidade em suas ações. Estão sempre explorando o território, e costumam ser desconfiados frente a novas pessoas ou novos animais.

Há que se ter muito cuidado para que eles não se sintam ameaçados e reajam agressivamente. Também é importante educá-los corretamente para uma ótima convivência.

Gato Caçador

Muitos gatos apresentam um instinto caçador bem aguçado. Costumam exibir suas pequenas presas a seus donos como forma de afeto. Estes animais precisam de exercícios constantes para estimular corpo e mente.

Gato briguento 

Esta é a personalidade mais conhecida dos gatos. A que gerou a fama deles de indiferentes em relação a seus donos. Na verdade, estes animais são independentes e gostam de ficar sozinhos, assim como os grandes felinos. Expressam seu afeto de outra forma que não pedindo carícias.

Traços comuns de personalidade

Os estudos realizados também demonstraram que existem certos traços de personalidade comuns a todos os gatos analisados.

Independentes

É verdade que os gatos costumam ser bem mais independentes do que os cães. É um traço característico dos felinos.

Desafiadores

Não é nada fácil domar um gato. Em alguns casos, até o processo de socialização profissional é lento. Mas há que se reconhecer o magnetismo da personalidade de um felino. São desafiadores, mentalmente ativos e muito inteligentes.

Territoriais

Nesse aspecto, também superaram os cães. Os gatos são extremamente territoriais. Ainda que convivam facilmente com humanos e outros animais de estimação, preferem ter seu próprio espaço respeitado.

É importante ter cuidado ao introduzir outro animal de estimação ou um novo integrante familiar no lar. Os gatos podem se tornar ariscos e agressivos, caso o processo de socialização não seja feito adequadamente.

Notívagos

O metabolismo dos gatos é mais ativo à noite. Trata-se de outra característica herdada dos felinos. É muito comum que o bichano comece a caçar, ou que queira brincar após o pôr do sol. Podem dormir por quase toda a manhã e tarde.

Gato azul

Higiênicos

Os gatos não são grandes fãs dos banhos com água. No entanto, são extremamente higiênicos. Também muito responsáveis pela limpeza de seu próprio corpo.

Aos donos de gatos, cabe apenas o papel de manter limpos os espaços destinados ao pequeno felino. Não se deve misturar os recipientes de alimentação com a caixa de areia. Também não devemos nos esquecer que eles jamais dormem ou se alimentam em um ambiente sujo.

Assim são as diversas personalidades de seu gato. Tome nota para saber qual é a de seu amigo felino mais fiel.

Fonte da imagem principal: Xiahong Chen

Fonte: Meus Animais.

Deixe um comentário