Como calcular a idade de um cão

Para calcular a idade de um cão, é preciso saber sua idade biológica e, a partir daí, vai ser feita a conversão para anos caninos. Esse conhecimento é importante, porque permite ao dono tomar decisões com base na idade real do cão. Entre outras coisas, encontram-se a esterilização ou a dieta alimentar. Ambas as medidas vão depender, em grande parte, desse cálculo.

O problema surge quando não se tem essa informação exata sobre a idade biológica do cão. Entretanto, existem formas de estabelecer sua idade aproximada levando em consideração o seguinte:

  • Dentes
  • Tamanho
  • Estado da pelagem
  • Olhos

Dentes

É comum entre os vendedores e especialistas em cavalos o costume de olhar seus dentes para avaliar o seu estado de saúde. Além disso, de acordo com a arcada dentária, é possível saber mais ou menos a idade dos equinos; mas como acontece no caso dos cães?

Cachorro de boca aberta

Fazer um exame dos dentes pode ajudar muito a ter uma referência da idade de um cão. Os cães possuem todos os dentes de leite com oito semanas de idade. Quando chegam aos sete meses de idade, já vão ter sua arcada dentária permanente completa.

Se um filhote tiver todos os seus dentes permanentes, e forem brancos e sem manchas, estima-se que ele deva ter entre um ano e meio e dois anos de idade.

Passados os dois anos de idade, os dentes vão ficando amarelados e começa a ficar mais evidente o acúmulo de tártaro.

Entre os três e cinco anos de idade, fica evidente o desgaste dos seus dentes incisivos.

Depois dos cinco anos de idade, um cão acumula uma quantidade de tártaro nos dentes que acaba provocando o aparecimento da gengivite. Isso faz com que suas gengivas fiquem avermelhadas, além de ficarem inflamadas.

O estado da arcada dentária canina é um indicativo sobre a sua idade. No entanto, existem outros fatores que podem distorcer as estimativas na hora de calcular a idade de um cão, como a questão da raça ou sua vontade de morder, pois isso vai afetar o estado dos seus dentes.

O tamanho

Se um cão continuar crescendo, esse crescimento acaba aos dois anos de idade. No entanto, cabe assinalar que os cães pequenos alcançam seu pleno desenvolvimento físico quando completam um ano. Os cães de raças de grande porte e gigantes continuam crescendo até os dois anos de idade.

Músculos

Uma musculatura mais definida indica juventude, haja vista que os níveis de atividade de um cão são maiores nessa fase. O contrário acontece com os cães de idade avançada, cujos ossos se notam mais ou estão mais grossos, embora a espessura dos ossos também dependa da alimentação e do exercício físico em cada caso.

Pelagem

A pelagem de um cão durante a juventude é mais fina e macia. A dos cães mais velhos é mais grosseira, gordurosa e espessa. É comum que um cão adulto tenha pelo grisalho ao redor do focinho.

cão branco e fofo correndo no campo

Cálculo numérico

Como pudemos ver, é preciso começar o cálculo sabendo a idade biológica de um cão. Além disso, ela não deve ser inferior a dois anos. Temos como dado que a idade de um cão é dois anos e, posteriormente, o número resultante vai ter que ser multiplicado por quatro. Depois de ser multiplicado por quatro, deve-se somar a esse resultado vinte e um e, assim, conseguiremos obter a idade do cão.

Por exemplo: se um cão cuja idade biológica é de dez anos de idade, em anos caninos, ele vai ter cinquenta e três anos. O cálculo se realiza da seguinte maneira:

10-2= 8

8 x 4= 32

32+21= 53

É preciso dizer que falamos apenas de uma estimativa. Esse método não leva em consideração o tamanho de um cão, por isso, não é totalmente exato.

A confiabilidade desse cálculo é maior quando se trata de cães de pequeno porte. Por exemplo: se tivermos um dogue alemão com 10 anos de idade, isso equivale a mais ou menos 80 anos de idade na sua raça. No entanto, seguindo a fórmula matemática, lhe atribuiríamos 53 anos de idade. Para cães de médio porte, é um método que ajuda a estabelecer a idade sem muita dificuldade.

Apesar de você contar com esses métodos, ninguém melhor do que um especialista, que através de um estudo físico completo, vai ser capaz de fazer um cálculo preciso.

Fonte da imagem principal: Jeff Ro

Deixe um comentário