Como dar banho seco em cachorro?

banho seco para chachorrinho

Foto por Emily Dimov-Gottshall

Então esfriou. Você já tirou os cobertores de dentro do armário, já colocou em uso as roupas quentes, inclusive já encontrou o melhor jeito de agasalhar o seu pet e agora ele também deve estar debaixo das cobertas com você.

Banho? Até você já está pensando em pular. E o cachorro? Dar banho no cachorro, com esse frio todo? Nem pensar. Mas o que fazer para que ele não comece a feder?

O banho seco é a solução! Mais do que isso é uma alternativa eventual para cachorro que não gosta de banho. Mas como dar banho seco em cachorro? Basicamente é um banho em que não há o enxague e que pode ser uma boa alternativa ao banho tradicional. Para isso você vai precisar de um shampoo de lavagem a seco e de uma toalha mais uma escova para ajudar a remover o resíduo de shampoo e as impurezas do corpo do animal.

Existem também algumas soluções caseiras como o bicarbonato e a mistura de água, vinagre e álcool que podem ser utilizadas para se dar o banho a seco num cão.

O bicarbonato, e apenas ele, pode ser utilizado para dar um banho seco no cachorro. O bicarbonato é ótimo porque, além de tirar a oleosidade dos pelos, ainda é um bacterecida e absorve o mau cheiro. Antes de aplicá-lo, escove os pelos do cachorro no sentido contrário.

Depois disso, polvilhe o bicarbonato pelo corpo do animal, com exceção da cabeça e deixe agir por mais ou menos 5 minutos. Então remova o pó com uma toalha ou escova.

A mistura de água, vinagre e álcool, também conhecido como “banho de filhote” – pois não é recomendado dar banho com água e shampoo num filhote de até 4 meses, já que neste período o organismo do cachorro ainda está fraco. Essa mistura é feita a partir da diluição de um pouco de vinagre e álcool na água e deve ser passada com um pano umedecido ou algodão.

O uso do shampoo especial: Você pode, sim, testar as receitas caseiras acima, mas o mais recomendado ainda é o shampoo especial para a lavagem a seco que deve ser, de preferência, recomendado por um veterinário.

Ah, e nem pense em usar um shampoo feito para humanos no seu cachorro, pois esses produtos contêm substâncias que podem ser muito nocivas ao pet.

Se o seu cão ficou sujo em apenas uma parte, ou algumas partes do corpo, como por exemplo as patas após um passeio no meio do mato, ainda é possível utilizar lenços umedecidos especiais para cachorros.

De qualquer forma, manter o seu amigo de quatro patas sempre limpo é aconselhado e o banho seco é a melhor coisa quando está fazendo muito frio, ou quando o cão não é muito fã de água, ou se ele é mais velho ou ainda é filhote.

Contudo, vale lembrar que o banho tradicional com água e shampoo ainda é imbatível, pois só ele mesmo para conseguir tirar toda a sujeira com 100% de eficácia. Então, quando pensar no banho do cachorro sempre que possível dê preferência para o banho tradicional e deixe o banho a seco para momentos de exceção.

Fonte: Adoro Cães - Para Apaixonados por Cães!.

Deixe um comentário