Dicas de como dar banho em seu cachorro

Embora muitos donos optem por levar seu pet até um profissional para que ele se encarregue da higiene do animal, outros preferem fazê-la na própria casa. Pode se tornar uma verdadeira experiência! No artigo a seguir, damos a você alguns conselhos de como dar banho no seu cachorro.

 

Hábitos que se deve ter antes de dar banho no seu cachorro

A frequência do banho depende de muitos fatores. Por exemplo, o tipo de pelagem, as atividades, a raça, o tamanho, a idade ou a época do ano. Se o seu animal passa muito tempo ao ar livre, talvez ele precise tomar mais banho do que aquele que vive em um apartamento e não sai à rua.

Como a água e o sabão podem ser apavorantes para o seu bichinho, é fundamental que ele se acostume e relacione o banho a uma experiência prazerosa. Você pode colocá-lo em uma banheira vazia para que ele perca o medo, usar água morna que forme um fluxo de baixo para cima e, ao terminar o banho, dar-lhe uma guloseima.

Passo a passo para dar banho no seu cachorro

como banhar seu cachorro

Quando chega a hora do banho, talvez possa ser desafiador conseguir fazer com que ele fique quieto e mantê-lo alguns minutos debaixo d’água. Quem sabe, no começo, seja melhor você pedir a ajuda de algum familiar ou amigo. Este é o passo a passo:

1.Escolha o lugar adequado

Se o seu animal de estimação for de pequeno porte, você pode dar banho nele no tanque da área de serviço, ou, pelo contrário, no chuveiro ou na banheira. Se fizer calor, é recomendável dar banho nele fora de casa, e, se fizer frio, sempre dentro de casa. Uma vez que você comece a molhar e a ensaboar o seu cachorro, os fundos da casa ou o chão ficarão escorregadios. Por isso, é melhor você colocar uma toalha onde ele possa pisar e se sentir mais seguro. Se você sabe que ele ficará nervoso, melhor escolher um lugar fechado, para que não escape.

2.Prepare o animal para o banho

Antes de dar banho, você deve escovar o pelo dele, sobretudo, se tiver uma pelagem grossa ou volumosa. Certifique-se de retirar ou desatar as mechas emaranhadas. Se você se sentir disposto, também pode cortar as unhas dele. Mesmo assim, pode ser melhor que um profissional faça isso, para não machucar o animal nem provocar infecções nele.

3.Reúna todos os elementos necessários para o banho

Antes de começar o banho, certifique-se de que tem a disposição todos os objetos que você precisa para o trabalho. Toalha, xampu ou sabão para cães, algodão, uma guloseima, uma esponja, uma escova, um pano, etc. Se o seu cão ficar agressivo, você deverá por nele uma focinheira e prendê-lo com uma correia.

4.Coloque algodão nos ouvidos dele

Se as orelhas ficam molhadas, elas podem se infeccionar. Para evitar isso, coloque uma bolinha de algodão em cada ouvido — isso manterá os canais auditivos secos. Não é preciso empurrá-los muito, mas sim sentir que estão bem fixados.

5.Confira a temperatura da água

Os cães são sensíveis ao calor e ao frio. É melhor que a água esteja morna para que ele se sinta mais confortável. Depois disso, comece a jogar água sobre o corpo dele, tendo cuidado especial em não molhar seu focinho, as orelhas e os olhos. É melhor dar um banho do pescoço para baixo. Você pode usar uma esponja ou uma escova para que a água penetre bem na pele dele, caso ele tenha uma pelagem grossa.

6.Aplique o xampu

Misture-o com um pouco de água e esfregue até fazer espuma. É sempre melhor usar as mãos para espalhar bem o produto, para que o cão não se assuste e para que ele se sinta em contato direto com você. É melhor espalhar o sabão no sentido contrário ao do crescimento do pelo para evitar que ele fique emaranhado. Preste atenção nas patas, que costumam estar sujas.

7.Limpe o focinho do animal

O focinho do seu animal de estimação costuma ficar bastante sujo, mas você não pode jogar água como no resto do corpo, esfregue nele um pano úmido para eliminar a sujeira e lembre-se de não tocar nas orelhas dele.

8.Enxágue-o

Utilizando uma mangueira ou um balde, você pode ir jogando pouco a pouco água morna para tirar todo o xampu. Esfregue para eliminá-lo por completo. Não se esqueça que o enxágue é do pescoço para baixo.

9.Seque-o

sacar o cão e tirar os nos

A primeira reação do seu cachorro é se sacudir para retirar a água. Deixe que ele faça isso, pois vai ajudar você no processo de secagem. Se estiver fazendo muito frio, recomendamos que o envolva em uma toalha. Agora, se ele tiver um pelo muito groso, você pode usar um secador de cabelo.

10.Penteie-o

Enquanto o estiver secando, aproveite para escová-lo e retirar os nós (e evitar que se formem novos nós). Isso também servirá para que a pelagem dele fique mais brilhante.

Fonte: Meus Animais.

Deixe um comentário