Por quê os cachorros choram?

cachorro que chora

Foto por the future is unwritten

Quem é dono de cachorro sabe que, mesmo que não possam falar, estes bichinhos se expressam e comunicam o tempo todo. Eles apenas o fazem à sua própria maneira, através de sons, sinais corporais e comportamentos específicos. O choro canino, por exemplo, é uma destas formas de expressão.

Mesmo que não possamos ver lágrimas escorrendo de seus olhos, é fácil identificar quando o cão está chorando. Seu choro se manifesta na forma de sons, porém diferentes dos latidos convencionais, como ganidos ou pequenos uivos. Entenda aqui porquê os cachorros choram e esteja preparado para ajudar o seu companheiro.

Necessidades primordiais

Começando pelo básico, o choro pode indicar que o cão sente falta de aspectos fundamentais para a sua sobrevivência e conforto mínimo, como água, comida e abrigo em temperaturas mais extremas.

Deixe sempre uma tigela com água fresca ao alcance do seu cachorro, e verifique junto ao seu veterinário de confiança a quantidade ideal de comida para o porte dele, mantendo-o adequadamente alimentado.

Além disso, certifique-se de que o animal tem um local protegido de sol excessivo, calor, frio ou vento, especialmente no caso de raças mais sensíveis a condições climáticas específicas.

Mudanças

Assim como os seres humanos, os cachorros também sentem mudanças mais drásticas em suas rotinas, apresentando sinais de ansiedade nestas situações.

A mudança que costuma causar maiores episódios de choro é quando o cão se separa da mãe e irmãos para ir para o seu lar definitivo. Além disso, uma mudança de casa ou de cidade junto com seus donos também pode causar insegurança e crises de choro.

Para ajudar o seu mascote a superar estes episódios, reforce a atenção dada a ele em períodos de mudanças e adaptações. Objetos com o cheiro do dono e aos quais o cão está acostumado (sua caminha, por exemplo) são sempre boas formas de tranquilizar o bichinho que passa por mudanças de rotina.

Solidão

O conhecimento popular de que o cão é o melhor amigo do home já indica: este é um bichinho que precisa de atenção e companhia. Se sua rotina incluir muitas horas de solidão, é natural que ele desenvolva o hábito de choramingar para mostrar que se sente sozinho.

A solução para esta questão vem antes mesmo da aquisição do cão. Aqueles que estão pensando em ter um bichinho apenas devem seguir com os planos caso tenham certeza de que terão tempo, carinho e atenção para dar.

Problemas de saúde

O cachorro está adaptado, alimentado, bem cuidado e tem companhia, e chora mesmo assim? Neste caso uma visita ao veterinário é uma boa ideia, visto que o choro pode ser causado por alguma dor ou problema de saúde que você não pode ver. Otite, problemas nas articulações e dores na coluna são alguns exemplos comuns.

Manha

Se todos os motivos citados forem descartados, existe a possibilidade de o cão estar chorando para chamar a sua atenção, mesmo que você já dê bastante atenção a ele. É a famosa “manha”.

Se este for o caso, você precisará ser firme. A tentativa de impedir os choros com brinquedos, petiscos ou carinho só vão intensificar esse comportamento. Em casos mais extremos, o auxílio de um adestrador poderá ser útil.

Dono responsável é aquele que se informa e está preparado para interpretar os sinais do membro de quatro patas da família. Em vez de se irritar com o som dos choros (o que é bastante comum), busque identificar as causas e solucionar a questão de maneira eficaz. Seu cãozinho agradece!

Fonte: Adoro Cães - Para Apaixonados por Cães!.

Deixe um comentário