Raças de cães que se dão bem com gatos

Quem tem um gato em casa e quer ter um cachorro pode pensar: “quais raças de cães que se dão bem com gatos?” Isto porque, durante muito tempo as pessoas acreditaram que esses animais não poderiam viver bem estando juntos.

“Viver como cão e gato” tornou-se uma expressão para reafirmar que a relação entre duas pessoas era repleta de brigas e desentendimento. Mas será mesmo que todos os caninos não se dão bem com os felinos? 

É correto afirmar que muitos dos cães não convivem amistosamente com gatos, devido aos instintos predatórios. Contudo, a generalização é um erro.

De acordo com o escritor especializado em animais de estimação, David Alderton, existem pelos menos sete raças que se dão bem com gatos. Listados no livro “Cães” do autor, são animais que conseguem viver bem com a presença felina.

Existem pelos menos sete raças que se dão bem com gatos

Cães e gatos podem ser grandes amigos (Foto: depositphotos)

7 raças de cães que se dão bem com gatos

1. Beagle

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

O beagle é amigável com outras espécies de animais, incluindo o gato (Foto: depositphotos)

Quem deseja ter um cão para a família pode encontrar um parceiro e tanto no beagle. A raça é um poço de alegria, determinação e energia. Dentro das grandes características da raça está a de amigável com outras espécies de animais, incluindo o gato.

As duas únicas preocupações que o tutor deve ter com esse animal são: a ganância por comida e a desobediência. Porém, no primeiro caso basta que o dono tenha controle sobre a alimentação do pet. Já no segundo, o dono precisa adestrar desde filhote.

2. Lhasa apso

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

O lhasa apso é um exemplo de cachorro que vive amistosamente com felinos (Foto: depositphotos)

O lhasa apso não gosta de ficar sozinho, por isso pode ter o gato como um amigo para as horas de trabalho do tutor. A raça não é especialmente ativa, mas gosta de caminhadas calmas ao lado do dono. É leal e protetor.

Dentro de casa pode ser um cão tanto de alarme como de companhia. Geralmente é um cão longevo, muito brincalhão e é um bom guardião. O único problema pode ser a pelagem, que exige cuidados específicos.

3. Pequinês

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

O pequinês consegue viver bem e tranquilamente com a presença de gatos (Foto: depositphotos)

Se o tutor procura um cão ideal para pessoas mais velhas e que consiga viver bem com gatos, ele pode encontrar tudo isso no pequinês. Com um temperamento leal e determinado, esse cão pode ser visto como um excelente companheiro.

A teimosia pode ser um problema. Contudo, essa característica pode ser mudada com o adestramento. Outra característica que merece ser destacada é que o pequinês não é apropriado para lares com crianças pequenas, pois além do porte frágil é um cão sem muita paciência.

4. Shih tzu

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

O shih tzu é um ótimo companheiro para gatos (Foto: depositphotos)

Criado exclusivamente como um cão de companhia, o shih tzu não apresenta nenhum aspecto de cão trabalhador. É um ótimo companheiro para a família, vive bem com gatos e adora a vida urbana. Trata-se de um cachorro ideal para apartamentos.

Com estranhos pode ser um tanto reservado, mas com a família é alegre e extrovertido. Caminhar no parque é uma boa atividade para um cão dessa raça e a maior preocupação do tutor deve ser a pelagem desse animal.

5. Cavalier king charles spaniel

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

O cavalier king charles spaniel é amistoso com os felinos (Foto: depositphotos)

É cão sociável que o tutor quer? Então pode escolher um cavalier king charles spaniel. Sempre tido como um cão de companhia, a raça é apropriada para a vida doméstica, com crianças e gatos.

Esse animal é delicado e adora a vida urbana. Uma volta no parque é suficiente para satisfazer as necessidades físicas da raça. É um cão tolerante, carinhoso e pacífico. Por tudo isso, lares com crianças pequenas e felinos são possibilidades viáveis.

6. Clumber spaniel

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

Clumber spaniel pode conviver pacificamente com gatos (Foto: depositphotos)

Considerado o maior spaniel, essa raça é também um grande cão sociável. O cachorro é genuíno, calmo, sereno e amigável. Excelente para casas com gatos e outros animais de estimação. 

Quando trata-se do temperamento desse cachorro é possível dizer que é dócil e tranquilo. Com cães da mesma raça, o animal é muito sociável. Não é tido como um cão de alarme, uma vez que dificilmente late. 

7. Bull terrier

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

O bull terrier é um exemplo de raça de cão ideal para viver com gatos (Foto: depositphotos)

Poderoso, brincalhão e um cão para a família. Essas são três características do querido bull terrier, que é cheio de bons adjetivos. Pode ser um cão tranquilo com gatos, amigável com todos os membros da casa e ainda não é agressivo.

Cães como o bull terrier são ideais para viver em casas com a presença de adolescentes. Com a energia e a força que possui, essa raça é melhor guiada por pessoas maiores.

Outras raças de cachorros que se dão bem com gatos

Além das raças citadas anteriormente, listadas pelo autor do livro “Cães”, David Alderton, existem outras que podem ser amigas dos felinos. Isso porque, são cães com um bom temperamento. São eles:

  • Golden retriever: Carinhoso, paciente e sociável. O golden retriever é mais uma raça de cachorro que se dá bem com gatos;
  • Sptiz alemão anão: Praticamente do mesmo tamanho do gato, o sptiz alemão anão ou lulu da Pomerânia, é um bom companheiro para os felinos;
  • Vira lata: Com a mistura de raças, o vira lata tem um temperamento difícil de ser especificado. Mas, ao ser criado junto aos gatos desde novinho, pode muito bem ter o felino como amigo de vida.

Fonte: Clube para Cachorros.

Deixe um comentário