Saiba por que você não deve deixar cães lamberem a sua face

Os cães adoram demonstrar todo o amor e carinho que sentem por seus humanos através de lambidas, muitas vezes no rosto das pessoas. Alguns tutores até acham lindo e adoram os “lambeijos” na face, mas o ato pode trazer problemas de saúde para nós.

A boca dos cães é uma região que pode abrigar uma grande variedade de bactérias, algumas delas potencialmente letais.

caes querem dar beijos e lambidas

É preciso ter muito cuidado com as lambidas dos cães, principalmente no rosto. (Foto: Reprodução / pets4homes)

De acordo com o especialista em cães Marty Becker, basta observar o comportamento dos cães para perceber isso. Marty frisa que além de atacarem latas de lixo, os cães têm o hábito de cheirar o bumbum uns dos outros.

“Não é apenas o que é transportado na saliva. Os cachorros passam a metade da vida com o nariz em cantos sujos ou rondando em torno de excrementos de cães, de modo que seus focinhos estão cheios de bactérias, vírus e germes de todos os tipos”, explicou John Oxford, professor de virologia e bacteriologia na Universidade Queen Mary de Londres.

A lista de doenças potenciais é bastante preocupante.

apesar de ser uma prova de amor, as lambidas tem riscos

A boca dos cachorros pode abrigar uma grande variedade de bactérias, vírus e germes. (Foto: Reprodução / Business Insider)

A Capnocytophaga Canimorsus é um organismo transportado na boca dos cachorros e que pode causar uma infecção muito grave por septicemia, uma infecção em que a bactéria ou germes, a partir de um ponto no organismo, atinge vários órgãos do corpo, dando um caráter mais generalizado à infecção.

Uma pessoa infectada apresenta como primeiros sintomas febre, calafrios, suores e falta de energia, semelhantes a outras doenças. Porém, essa infecção toma o indivíduo de forma muito mais rápida do que uma infecção mais comum.

A micose também está nessa lista e é uma das doenças mais fáceis para um cão passar para o ser humano através da saliva.

infeccoes transmitidas pelas lambidas podem causar problemas a saude

Através das lambidas os cães podem nos passar uma série de infecções. (Foto: Reprodução / Mirror UK)

A MRSA (ou SARM – Staphylococcus aureus resistente à meticilina) também podem ser transportados pelos cães sem que eles sejam afetados. Porém, eles podem nos transmitir esta bactéria, que tornou resistente a vários antibióticos, como penicilina e meticilina.

É importante também ficar atento aos bebês, já que eles são mais vulneráveis e delicados do que os adultos.

Isso não significa que não devemos mais nos aproximar de cachorros e ficar extremamente preocupado a cada lambida que receber, porém temos que ser cautelosos, cuidados e não permitir que os cães fiquem nos lambendo no rosto o tempo inteiro, principalmente no caso de cachorros estranhos.

Fonte: Mirror UK

Deixe um comentário