Como escolher um veterinário

Como escolher um veterinário

Um ótimo veterinário garante melhor saúde para seu animal de estimação e paz de espírito para você. Use essas dicas para encontrar e escolher um veterinário que seja experiente, amigável e comprometido em cuidar bem de seus amigos peludos.

Não espere

O pior momento para escolher um veterinário é quando você realmente precisa de um. Mesmo antes de adquirir um animal de estimação, um veterinário pode ajudá-lo a decidir qual tipo é melhor para as necessidades e estilo de vida de sua família.

Se você já tem um animal, mas está se mudando para uma nova cidade ou não está satisfeito com seu veterinário atual, comece a explorar suas opções antes que seu animal fique doente ou sofra um acidente. Isso lhe dá tempo para fazer uma pesquisa completa.

Pergunte por aí

 

Como escolher um veterinário

Você tem um amigo que ama  seu animal de estimação tanto quanto você? Descubra para onde eles os levam. 

Uma referência pessoal pode ser mais confiável do que sites de avaliação, especialmente se os padrões do dono do animal forem semelhantes aos seus.

Se você tem um cão ou gato de raça pura ou um animal de estimação não tradicional, considere verificar com um criador local ou grupo especializado. Seus membros podem ter um forte relacionamento com uma clínica que conhecerá as necessidades do seu animal e quaisquer possíveis problemas de saúde.

Temos muitas opções para proteger seu pet com rede credenciada ou reembolso. Assim você sempre terá atendimento na clínica da sua preferência.

Verificar credenciais

Com sede em Brasília e jurisdição em todo o território nacional, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), criado pela Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968, regulamentado pelo Decreto nº 64.704, de 17 de junho de 1969, é uma Autarquia Federal de Regime Especial, dotada de personalidade jurídica de direito público. Sua estrutura, organização e funcionamento são estabelecidos pela lei acima descrita e pelo Regimento Interno.

O CFMV tem como finalidades: fiscalizar o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia, bem como supervisionar e disciplinar as atividades relativas a essas profissões com o propósito de resguardar e defender os direitos e interesses da sociedade; servir de órgão de consulta dos governos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos Territórios, em todos os assuntos relativos à profissão de médico-veterinário e zootecnista ou a estes direta ou indiretamente ligados.

Já dentro do site do CFMV você pode escolher um veterinário mais perto da sua residência com mais facilidade ou verificar o cadastro dele.

Agende uma visita para saber melhor como escolher um veterinário

Depois de encontrar uma prática que você gosta, solicite uma reunião com um veterinário para discutir quaisquer dúvidas que você tenha. Anote-os antes de ir. Algumas coisas a considerar:

  1. Qual é o horário de expediente, e eles funcionam com a sua agenda?
  2. Você pode entrar em contato com a equipe por e-mail?
  3. A instalação oferece serviços de emergência após o expediente?
  4. E quanto à preparação e embarque?
  5. O veterinário tem uma rede de especialistas que podem encaminhá-lo, se necessário?
  6. Você se sente confortável em expor suas preocupações ao veterinário?
  7. Quanto tempo geralmente leva para marcar uma consulta?
  8. Se houver vários veterinários na equipe, você pode solicitar um específico?
  9. Eles oferecem planos de pagamento ou aceitam Care Credit?
  10. Se você tem seguro para animais de estimação ou está considerando isso, o hospital aceita seu plano?

consulta pelo veterinário Além disso, pergunte se você pode trazer seu animal de estimação para a visita, para que você possa ter uma noção de como o veterinário interage com eles. E anote quanto tempo leva para chegar lá e como é fácil encontrar estacionamento.

Faça um passeio

Enquanto estiver lá, pergunte se pode dar uma olhada no escritório. Você pode ver se está limpo (não deve sentir cheiros ruins), se os cães e gatos estão confortáveis e mantidos separadamente e como estão organizadas a área de espera e as salas de tratamento. Você também pode ver como a recepcionista, os técnicos veterinários e outros funcionários interagem com os animais. Esperamos que ajudamos você em como escolher um veterinário.