Como fazer seu cachorro parar de latir para os vizinhos

fazer seu cachorro parar de latir

Nada pode estragar seu relacionamento com aqueles do outro lado da cerca mais rápido do que um cachorro latindo. É por isso que você deve impedir seu cachorro de latir para os vizinhos antes que isso se torne um problema. Eventualmente, torna-se um incômodo para você e muitas vezes para toda a vizinhança também. Se o seu cão está um pouco interessado nas atividades do seu vizinho, continue lendo para descobrir como você pode ajudá-lo a parar de latir.

Por que os cães latem?

Simplificando, latir é a maneira de um cão se comunicar. Assim como se apoiar em sua cerca e conversar com seu vizinho sobre o clima ou sobre o próximo fim de semana, os cães latem para expressar seus sentimentos ou necessidades.

Em geral, os cães podem latir para expressar:

  • Excitação: Você acabou de chegar em casa e é hora de uma caminhada ou jogo de busca!
  • Tédio: Você ficou trancado neste quintal o dia todo sem brinquedos ou entretenimento. Alguém poderia, por favor, deixá-los sair ou pelo menos enviar um esquilo ou pássaro para observá-los?
  • Territorialismo: A maioria dos cães tem um instinto protetor inato. Eles querem proteger o que consideram sua propriedade, incluindo seu quintal, brinquedos, cama e você.
  • Medo: barulhos altos e assustadores, estranhos, nuvens escuras…
  • Medo: Alguns cães não gostam de ficar sozinhos. Então eles latem de ansiedade de separação.
  • Dor: Cães com dor ou desconforto podem latir para que você saiba que algo está errado. Eles geralmente também apresentam outros sintomas, incluindo não comer, claudicação ou falta de vontade de se exercitar.
  • Eles precisam de algo: semelhante ao latido para indicar dor, os cães também podem latir quando precisam de algo. Comida, água, sombra, vontade de entrar ou sair são todas as razões pelas quais seu amigo de quatro patas pode latir para você como um aviso.
  • Demência: Nossos amigos mais velhos podem começar a latir devido à demência. Eles não sabem por que ou às vezes estão latindo, ou ficam desorientados e não sabem onde estão.
Como fazer seu cachorro parar de latir para os vizinhos

Como na maioria dos treinamentos de correção de comportamento para cães, é melhor primeiro descobrir por que eles estão latindo. Identificar a causa de seu latido pode ajudá-lo a remover o estímulo, ou pelo menos lhe dar algo para trabalhar. Não espere que seu cão pare de latir para seus vizinhos durante a noite. Vai levar algum tempo e paciência.

  • Comece cedo: tente não esperar até que o latido do seu cão se torne um grande problema. É mais fácil consertar nos estágios iniciais antes que eles se acostumem. No entanto, se o seu cão já conseguiu latir profissionalmente, não se desespere. Ainda pode ser corrigido, pode levar um pouco mais de tempo e perseverança.
  • Supervisão, sempre: Se o seu cão tem o hábito de correr para a cerca para latir para seus vizinhos assim que eles saem, certifique-se de que eles não saiam sozinhos. Sempre os acompanhe e não os deixe do lado de fora sem vigilância. Dessa forma, você pode dar a eles um comando “quieto” calmo, mas dominante, ou redirecioná-los quando eles entrarem em uma loucura de latidos.

Se o seu cão estiver latindo para os vizinhos da casa, talvez seja necessário restringir as áreas da casa às quais ele tem acesso. Por exemplo, você pode bloquear o acesso do seu cão a cômodos com janelas grandes ou aqueles mais próximos das casas de seus vizinhos. Uma vez que eles estejam com eles, corrija seu comportamento assim que eles começarem a latir.

  • Dessensibilização: Leve o seu cão para o quintal ou sala onde é mais provável que ele ladre para os vizinhos e faça com que ele se sente ao seu lado. Interaja com o vizinho ou deixe seu cão ouvir o que ele está fazendo. Quando ele latir, diga-lhe “quieto”. Recompense-o com guloseimas ou carinho quando ele ficar quieto. Certifique-se de que ele ficou quieto por alguns segundos antes de recompensá-lo para que ele não associe uma guloseima a latir. Continue fazendo isso até que eles possam entrar facilmente no quintal ou ouvir seu vizinho chegar em casa sem latir. Isso funciona melhor em cães que são territoriais ou latem por medo. Isso os ajuda a ver que os vizinhos não são assustadores e não tentarão invadir seu quintal.
  • Distração: Certifique-se de que seu cachorrinho esteja sempre ocupado quando os vizinhos estiverem do lado de fora ou quando chegarem em casa. Forneça brinquedos ou brinque com ele durante esses momentos para que ele possa se concentrar em outras coisas.
  • Coleiras de latidos: Os colares de latidos funcionam emitindo um som, vibração, choque estático ou odor forte quando um cão late. Eles são projetados para evitar latidos de experiências negativas. Os cães podem usar coleiras de latido durante o dia quando você está fora ou quando estão do lado de fora e são mais propensos a latir.
  • Cansá-lo: Você já deve ter ouvido falar que um cachorro cansado é um bom cachorro, e na maioria das vezes isso é verdade. Quando um cão está exausto de uma longa corrida, natação ou busca, pode não ter energia para se levantar e latir para os vizinhos. Dar ao seu cão bastante exercício não só ajuda a reduzir os latidos, mas também é um pré-requisito para uma vida saudável.
 
treinamento de cachorro
O que não fazer quando seu cachorro late para os vizinhos

Existem algumas áreas em que os pais de cães lutam ao ensinar seu cão a não latir. É importante não fazer o seguinte, pois eles podem aumentar a probabilidade de latir:

  • Não grite com ele: gritar com um cachorro latindo pode reforçar o latido. Você acha que vai junto. Em vez disso, use um tom calmo e uniforme e diga “calma” com firmeza para transmitir seu ponto de vista. Recompense-o se ele ficar quieto por alguns segundos.
  • Inconsistência: Isso não significa que você tenha que seguir o mesmo método de treinamento; significa apenas que você precisa manter suas recompensas e expectativas consistentes. Se você quiser que seu cão fique calmo por 10 segundos antes de um petisco, certifique-se de que sejam 10 segundos de cada vez.
  • Não faça muito de uma vez: mantenha seus treinos curtos e divertidos. Isso significa 10-15 minutos, duas a três vezes por dia. Se durar mais, eles podem sobrecarregar a atenção do seu cão. Você também pode alterar seus métodos ao longo do dia. Por exemplo, faça uma dessensibilização pela manhã, uma distração durante o dia e outra dessensibilização à noite.
  • Não espere: novamente, é sempre mais fácil controlar os latidos do seu cão desde o início. Não espere para chamar um profissional também. Veterinários ou treinadores profissionais podem ajudar se o seu cão estiver lutando com o conceito de descanso.
 
O latido excessivo é muitas vezes desconfortável para toda a família, mas também pode ser um grande aborrecimento para os seus vizinhos se o seu cão continuar a latir para eles quando saem de casa. Seguindo essas dicas, você pode impedir que seu cão ladre para os vizinhos para que você possa manter seu relacionamento amigável com todos em sua vizinhança.