Coronavírus em Cães

young female using face mask as coronavirus spreading prevention walking with her dog global covid 19 pandemic concept image e1647531166912

A luta contra a propagação do Corona está sendo travada a toda velocidade em quase todo o mundo. A doença do coronavírus COVID-19 é uma doença infecciosa causada por um novo tipo de vírus. Até agora, pouca pesquisa foi feita sobre como o Corona afeta os cães.

portrait french bulldog with mask white background coronavirus concept covid 19

Para que os donos de cães não entrem em pânico, explicamos o quão perigoso é o vírus para os cães e se os animais podem transmitir o vírus corona. Além disso, damos 10 dicas para visitar o veterinário durante a crise do Corona.

Corona é um perigo para os cães?

Meu cachorro pode se infectar com o coronavírus Sars-CoV-2? Essa é uma pergunta que muitos donos de cães estão se fazendo nos dias de hoje. Há, com razão, uma grande preocupação de que o amigo de quatro patas possa contrair o novo vírus. De acordo com relatos da mídia, o vírus foi detectado em um cachorro por um paciente corona em Hong Kong.

As autoridades de saúde locais não souberam dizer exatamente como a infecção afeta os cães.

No entanto, de acordo com o estado atual do conhecimento, não há razão para histeria em massa entre os donos de cães. Os virologistas assumem que o patógeno pousou acidentalmente no nariz do amigo de quatro patas. Os donos de cães, portanto, não precisam se preocupar que seu cão possa contrair Corona.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências de que os cães possam ser infectados pelo corona vírus.

Cães podem transmitir Corona?

Até agora, apenas pessoas permanecem em quarentena. Mas isso em breve também se aplicará aos cães? Até o momento, não há evidências de que cães possam transmitir o vírus corona. Segundo os virologistas, o patógeno teria que se aninhar nas células dos amigos de quatro patas, se multiplicar e depois passar de volta para os humanos. Mas é altamente improvável que o vírus ultrapasse a barreira das espécies com tanta frequência em tão pouco tempo.

Os donos de cães ainda devem manter a distância de segurança necessária de outras pessoas ao passear e lavar bem as mãos após retornar ao apartamento. No entanto, os regulamentos especiais de higiene para cães não precisam ser observados. Os veterinários geralmente recomendam que os donos de cães lavem as mãos após tocar no animal, pois isso protege contra bactérias coliformes e salmonela, entre outras coisas.

Nossa dica:
Se possível, não use as trilhas muito frequentadas para caminhadas durante a epidemia de corona. Em vez disso, dirija um pouco mais e passeie com seu cachorro na floresta tranquila ou em estradas rurais.

Corona1

O que fazer se você é dono de um cachorro com Corona?

As pessoas que sofrem do vírus corona não podem mais passear com o cachorro porque precisam entrar em quarentena em casa. Isso não se aplica aos amigos de quatro patas, porque os cães ainda podem ser passeados. Se você for afetado e não tiver um quintal, peça a amigos, vizinhos ou um serviço de caminhada para ajudá-lo a passear com seu cachorro.

Recomenda-se que os ajudantes não entrem na casa do dono do cão doente e que desinfetem as mãos após o contacto. Além disso, muitos clubes formaram grupos extras para apoiar os donos de cães que estão em quarentena ou que pertencem ao grupo de risco.

10 dicas para visitar a clínica veterinária durante a crise do Corona

  1. Mantenha apenas os compromissos necessários
  2. Compromissos como garras de corte ou vacinas podem ser adiados
  3. Se você ficar em casa com sintomas de resfriado, reduz o risco de infecção
  4. Registre sua visita ao médico por telefone com antecedência para evitar salas de espera lotadas
  5. Leve seu cão ao médico sozinho
  6. Mantenha uma distância de 1,5 a 2 metros de outros donos de animais e da equipe do consultório
  7. Se disponível, use máscara e luvas
  8. Não toque em nada na sala de tratamento
  9. Use dispensadores de desinfectantes na prática
  10. Lavar bem as mãos ao entrar e sair do consultório