Vacinas

A vacina é sem dúvida a primeira barreira contra as doenças. Para manter o seu animal saudável é necessário antes de tudo tê-lo vacinado. É simples e pode poupar-lhe muitas visitas ao veterinário e até mesmo a vida do seu amigo.

No Brasil não existe a obrigação de vacinar seu bichinho, o que dificulta o trabalho do veterinário. Mesmo a vacinação efetuada muitas vezes não é seguida de forma sistemática, invalidando a sua eficácia, ou é efetuada ilegalmente por não veterinários. Este fato em caso de agressão de um animal a outras pessoas pode causar sérios problemas. Todos os veterinários têm um número de carteira profissional que os credencia ao exercício da sua profissão. Lembre-se que o veterinário não se limita a dar a injeção da vacina mas também faz um exame físico geral do animal.

O que é uma vacina?
A palavra vacina foi usada a primeira vez em honra do médico Edward Jenner. O conceito de usar uma pequena infeção para proteção causada por um organismo relacionado, foi desenvolvido por cientista francês, Louis Pasteur.

 

Que vacinas são necessárias nos cães e nos gatos?
Dependendo da localidade onde mora, algumas infeções podem ser mais ou menos frequentes. O seu veterinário pode analisar os riscos nas suas circunstâncias e aconselhá-lo sobre o programa de vacinação. O leque de vacinas disponível para cães inclui Esgana, Parvovirose, Hepatite Infecciosa, Leptospirose, Laringotraqueíte, Raiva e Piroplasmose.
Os cachorros e gatos precisam de tomar várias doses de vacinas. A primeira dose é a dose de preparação e a segunda dose, o chamado reforço faz com que a resposta seja maior e a imunidade se torne mais longa.

A vacina cura a doença?
Não, a vacina tem um efeito preventivo.que demora cerca de 12 dias a atingir um nível adequado e deve-se manter os animais isolados de outros até acabar a administração do reforço. O animal não deve ser vacinado se estiver doente. Alguns animais podem ter rações ao excipiente das vacinas. Caso note inchaços ou dificuldade sem respirar deve entrar em contacto imediato com o seu veterinário. A revacinação anual (rappel) é essencial. 
Tome nota que qualquer animal que encontre na rua pode não estar vacinado, e o fato de o seu animal não sair de casa não impede que ele contraia uma doença. As pessoas também podem inadvertidamente ser portadoras de doenças transmissíveis aos animais. 

Com a vacinação anual deverá ser efetuado um check up geral do estado de saúde do animal de estimação. Em adição pode efetuar a realização de exames de despistagem de Leishmaniose e Dirofilariose. 
No caso de animais de idade mais avançada, pode ser feito um um exame geriátrico completo de forma a prevenir os problemas que surgem com a idade avançada. O exame efetuado sempre que leva o seu animal para revacinar permite a detecção atempada de problemas que mais tarde podem vir a afligi-lo e anular ou minorar os seus efeitos. Para tal fale com o seu medico veterinário assistente.

Quais vacinas a Health for Pet cobre?

  1. Nos plano PetLight, PetPlus e PetTotal
    Polivalente(V8) e Antirrábica

    2. No plano PetPremium
    Polivalente(V8),  Antirrábica e Bordetella(gripe canina)

 

Quais vacinas a Dr Pet cobre?

  1. No plano Ambulatorial, Esmeralda e Rubi
    V10 ou V8, prima dose, reforço e adulto anual, Antirrábica e gripe canina, prima dose, reforço e adulto anual

    2. No plano Diamante
    V10 ou V8, prima dose, reforço e adulto anual,
    Antirrábica
    Gripe canina, prima dose, reforço e adulto anual
    Leishmaniose prima dose, reforço e adulto anual
    Giárdia prima dose, reforço e adulto annual

 

Quais vacinas para os felinos?

Os planos acima listados, cobrem as vacinas equivalentes para os gatos, que seriam Polivalente V4, Antirrábica e Leishmaniose. Bordetella/Gripe não existe.