Visita ao Veterinário

faceless woman sitting sofa holding american pit bull terrier pup with toy mouth e1647530743615

Normalmente você deve levar seu pet a visita ao veterinário pelo menos uma vez por ano. De acordo com o chamado conceito “prevenir é melhor do que cuidar”, as visitas regulares ao médico desempenham um papel importante. Por um lado, você garante que seu cão se acostume com o médico e, principalmente, com os exames. Por outro lado, exames médicos regulares reduzem o risco de uma doença ou inflamação não detectada. Talvez seu cão precise de medicação importante devido a uma doença crônica? Só porque seu cão parece em forma e saudável o suficiente não significa que você deva desistir de consultas médicas regulares.

cute little girl with beaver cute little puppies e1647525857747

Um acidente de carro repentino ou uma lesão enquanto brincava no parque de cães também pode levar a uma visita espontânea ao veterinário. Nesses casos, os donos de cães também devem considerar o seguro de cirurgia do cão.

A primeira visita do filhote ao veterinário

Você está animado ainda? A primeira visita de um filhote ao veterinário pode rapidamente se tornar estressante. Mas uma visita ao veterinário não deve ser estressante para você ou seu cão.

Vamos contar aqui o que esperar de você e do seu cachorro na primeira visita ao veterinário e como você e seu amigo de quatro patas podem se preparar para a consulta. Também damos dicas e uma lista de verificação para uma visita tranquila ao veterinário.

Quando deve ser a primeira visita ao veterinário?

Uma vez que seu cachorro está em sua casa, você deve marcar uma consulta com o veterinário. Embora a maioria dos filhotes receba sua primeira vacina do criador, isso não substitui uma visita ao veterinário. Esta é a única maneira de ter certeza de que está tudo bem com seu cão jovem.

Também é importante saber: Para os pets, existe em primeiro lugar uma proteção importante através do plano de saúde animal. Se o pet mudar de mãos, a cobertura expira. Portanto, é aconselhável falar ao novo tutor do plano de saúde do seu pet.

dog eating from bowl e1647525999671

Quais exames são realizados na primeira visita ao veterinário?

Durante o exame inicial, o veterinário geralmente realiza um exame de saúde completo. Por isso, é aconselhável apresentar os exames ao seu amigo de quatro patas e acostumá-lo em casa. Por exemplo, você pode verificar regularmente as orelhas, olhos e dentes do seu cão. Vacinações, a inserção de microchips ou a castração ou esterilização do seu cão podem ser um problema na primeira visita ao veterinário.

Exame de saúde:
Durante o primeiro tratamento, o seu cachorro será cuidadosamente examinado. Este exame vai além dos 10 minutos habituais.

Os seguintes tratamentos ocorrem:

– Verificação de pele e pelagem
– Peso e condição corporal registrados
– Exame dos dentes
– Ouvindo o batimento cardíaco
– Medição de temperatura

O que seu veterinário irá recomendar

Vacinas:
Seu veterinário também discutirá as vacinas com você. Como regra, os filhotes são vacinados pela primeira vez na idade de 6-8 semanas. As vacinas de reforço geralmente seguem por volta das 12 e 16 semanas de idade. O horário deve ser observado para que o filhote fique protegido de doenças infecciosas. Os filhotes são vacinados contra as seguintes doenças: hepatite, parvovirose, cinomose, leptospirose, raiva e doença de Lyme. Se viajar para o exterior com o seu pet, leve consigo o cartão de vacinação. Certifique-se também de que as vacinas do seu cão estão de acordo com os regulamentos do país para o qual você está viajando.

Microchips:
O mais provável é que o veterinário recomende o microchip no filhote se isso ainda não tiver sido feito pelo criador. Durante um pequeno procedimento, um chip com seus dados de contato é colocado no pescoço do cão. Se o seu cachorro desaparecer ou estiver ferido, um veterinário pode identificar o cão.

Esterilização ou castração:
Quando você visitar o veterinário, provavelmente também será perguntado se deseja castrar ou esterilizar seu cão. Você deve pesar as diferentes vantagens e desvantagens antes de decidir fazer o procedimento. Por exemplo, um argumento a favor da castração é que os cães castrados geralmente se comportam melhor. Um contra-argumento seria o aumento do risco do cão ganhar peso. Converse com seu médico sobre os prós e contras da esterilização ou castração. Ele lhe dará conselhos abrangentes sobre isso.