Normalmente você deve levar seu pet a visita ao veterinário pelo menos uma vez por ano. De acordo com o chamado conceito “prevenir é melhor do que cuidar”, as visitas regulares ao médico desempenham um papel importante. Por um lado, você garante que seu cão se acostume com o médico e, principalmente, com os exames. Por outro lado, exames médicos regulares reduzem o risco de uma doença ou inflamação não detectada. Talvez seu cão precise de medicação importante devido a uma doença crônica? Só porque seu cão parece em forma e saudável o suficiente não significa que você deva desistir de consultas médicas regulares.
Um acidente de carro repentino ou uma lesão enquanto brincava no parque de cães também pode levar a uma visita espontânea ao veterinário. Nesses casos, os donos de cães também devem considerar o seguro de cirurgia do cão.
A primeira visita do filhote ao veterinário
Você está animado ainda? A primeira visita de um filhote ao veterinário pode rapidamente se tornar estressante. Mas uma visita ao veterinário não deve ser estressante para você ou seu cão.
Vamos contar aqui o que esperar de você e do seu cachorro na primeira visita ao veterinário e como você e seu amigo de quatro patas podem se preparar para a consulta. Também damos dicas e uma lista de verificação para uma visita tranquila ao veterinário.
Quando deve ser a primeira visita ao veterinário?
Uma vez que seu cachorro está em sua casa, você deve marcar uma consulta com o veterinário. Embora a maioria dos filhotes receba sua primeira vacina do criador, isso não substitui uma visita ao veterinário. Esta é a única maneira de ter certeza de que está tudo bem com seu cão jovem.
Também é importante saber: Para os pets, existe em primeiro lugar uma proteção importante através do plano de saúde animal. Se o pet mudar de mãos, a cobertura expira. Portanto, é aconselhável falar ao novo tutor do plano de saúde do seu pet.
Quais exames são realizados na primeira visita ao veterinário?
Durante o exame inicial, o veterinário geralmente realiza um exame de saúde completo. Por isso, é aconselhável apresentar os exames ao seu amigo de quatro patas e acostumá-lo em casa. Por exemplo, você pode verificar regularmente as orelhas, olhos e dentes do seu cão. Vacinações, a inserção de microchips ou a castração ou esterilização do seu cão podem ser um problema na primeira visita ao veterinário.
Exame de saúde:
Durante o primeiro tratamento, o seu cachorro será cuidadosamente examinado. Este exame vai além dos 10 minutos habituais.
Os seguintes tratamentos ocorrem:
– Verificação de pele e pelagem
– Peso e condição corporal registrados
– Exame dos dentes
– Ouvindo o batimento cardíaco
– Medição de temperatura
O que seu veterinário irá recomendar
Vacinas:
Seu veterinário também discutirá as vacinas com você. Como regra, os filhotes são vacinados pela primeira vez na idade de 6-8 semanas. As vacinas de reforço geralmente seguem por volta das 12 e 16 semanas de idade. O horário deve ser observado para que o filhote fique protegido de doenças infecciosas. Os filhotes são vacinados contra as seguintes doenças: hepatite, parvovirose, cinomose, leptospirose, raiva e doença de Lyme. Se viajar para o exterior com o seu pet, leve consigo o cartão de vacinação. Certifique-se também de que as vacinas do seu cão estão de acordo com os regulamentos do país para o qual você está viajando.
Microchips:
O mais provável é que o veterinário recomende o microchip no filhote se isso ainda não tiver sido feito pelo criador. Durante um pequeno procedimento, um chip com seus dados de contato é colocado no pescoço do cão. Se o seu cachorro desaparecer ou estiver ferido, um veterinário pode identificar o cão.
Esterilização ou castração:
Quando você visitar o veterinário, provavelmente também será perguntado se deseja castrar ou esterilizar seu cão. Você deve pesar as diferentes vantagens e desvantagens antes de decidir fazer o procedimento. Por exemplo, um argumento a favor da castração é que os cães castrados geralmente se comportam melhor. Um contra-argumento seria o aumento do risco do cão ganhar peso. Converse com seu médico sobre os prós e contras da esterilização ou castração. Ele lhe dará conselhos abrangentes sobre isso.